Foco na Transformação
“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: — Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa” - Lucas 19.5
Foco na transformação

Constantemente passamos por momentos em que precisamos sair de algum lugar para poder ver melhor. Em um show, uma pessoa mais alta na sua frente impede de ver o artista; no cinema, se alguém se levanta é a mesma coisa. Já tentou ler algo com a luz do sol no seu rosto? Se não procurarmos um local com sombra, teremos bastante dificuldade. Em todos esses exemplos, a única forma de ver melhor é nos movendo na direção de uma visão privilegiada.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: — Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa” – Lucas 19.5

A passagem que lemos narra um trecho da história de Zaqueu, um homem rico que escalou uma árvore um dia em Jericó, porque ele queria ver melhor. Jesus estava viajando pela cidade e Zaqueu queria dar uma olhada nEle, mas “ele era baixo e não podia ver sobre a multidão” (Lucas 19:3). Felizmente, isso não o impediu de ver e até mesmo falar com Cristo. O plano de Zaqueu funcionou! E quando ele conheceu Jesus, sua vida mudou para sempre. “A salvação chegou a esta casa”, disse Jesus (v. 9). Tudo mudou na vida de Zaqueu quando ele decidiu se mover para ver melhor.

É muito comum vermos pessoas que em determinado momento refletem sobre suas vidas e chegam à conclusão de que nada está bom. A sociedade pós-moderna vive sufocada pela ansiedade e pela necessidade de estar constantemente atarefada. De certa forma tudo que essas pessoas conseguem enxergar é uma vida triste e cinza e o que poderia ser alegria está escondido atrás de algum compromisso em suas agendas.

Quanto tempo mais vamos viver dessa maneira? O que precisamos é nos mover para poder enxergar coisas que podem nos transformar. Será que nossas famílias têm sido notadas? Temos percebido o valor de uma verdadeira amizade? Contemplar a natureza tem sido algo impactante? Vamos refletir.

Muitas coisas podem estar atrapalhando sua visão, mas fica aqui o convite para que você faça como Zaqueu: olhe para Jesus. Ele é a transformação que nossa vida precisa. Através dEle aquela mesma vida triste e cinza se torna alegre e colorida.

Que Deus abençoe sua vida.

Seminarista Endrik Rafael Silva