Esperança para o Brasil
“O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados?” - Salmo 11:3
Esperança para o Brasil

A nação Brasileira tem vivido dias difíceis. Vemos corrupção e deturpação de leis e costumes na política, na imprensa, nas grandes mídias. Os valores morais que em outras épocas ainda eram preservados (ou pelo menos havia a tentativa) estão se acabando, a família está perdendo sua configuração etc. Diante deste delicado cenário, que faremos? Esse é o questionamento do salmista neste texto bíblico.

“O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados?” – Salmo 11:3

A primeira coisa que podemos fazer é iniciar um processo de mudança interna. Enquanto ao nosso redor vemos todos esses problemas, precisamos cultivar a honestidade e a integridade de forma individual. Precisamos refletir se o que estamos esperando do próximo tem sido oferecido por nós. Somos gentis? Exigimos nota fiscal das nossas compras? Respeitamos o próximo com suas diferenças? Somos honestos no nosso ambiente de trabalho? Existem muitas coisas que podemos fazer para preservar os valores e costumes que têm sido corrompidos. Quanto mais pessoas se conscientizarem de suas ações, menos espaço haverá para essa inversão que vemos hoje.

A segunda coisa a se fazer é confiar em Deus. O versículo sete deste Salmo diz “Porque o Senhor é justo e ama a justiça…” (Versão almeida). Apesar de buscarmos a transformação do Brasil começando em nós, esse versículo aponta para quem realmente pode restaurar a nação. Deus é justo. Só ele é incorruptível e pode restaurar os valores que outrora foram corrompidos. Os valores da terra podem se quebrar, mas os fundamentos de Deus e sua justiça jamais serão estremecidos

Quando olhamos para o ser humano podemos nos entristecer, mas quando confiamos em Deus, enxergamos a esperança que o Brasil precisa. Iniciemos um movimento de transformação pelo Brasil e vejamos a restauração da nação. Tenha um olhar mais amoroso. Você vai perceber que seus dias serão menos pesados.

Que Deus abençoe sua vida.

Seminarista Endrik Rafael Silva